destaque_projecto

Na execução da missão, o INTASA desenvolve projectos especiais de angariação de fundos, lançamento de novas bibliotecas, acções junto da comunidade, parcerias conjuntas com outras ONG, entre outros adequados ao espírito da missão social do INTASA.

[message type=”info”]

O primeiro grande projecto do INTASA foi o lançamento da Biblioteca do INTASA, na Paróquia de São Joaquim, na Praia do Bispo, em Luanda.

[/message]

NOVAS BIBLIOTECAS

O nosso objectivo é aplicar nas bibliotecas INTASA um conjunto de práticas eficazes para a gestão a longo prazo de bibliotecas comunitárias. As comunidades devem demonstrar interesse em ter bibliotecas INTASA. As comunidades que melhor reunirem os seguintes requisitos serão contactadas para se estudar a implementação de uma biblioteca INTASA.

Pedido de Implementação de Projecto:

Elaborar documento de projecto e envio por escrito com descrição, objectivos, métodos de implementação e desenvolvimento, recursos disponíveis para execução (humanos, materiais e financeiros), orçamento e calendarização;

Indicar nomes da comunidade que se propõem a dinamizar o projecto e a constituir a estrutura directiva e que terão a responsabilidade de gerir o espaço;

Propor actividades para financiamento e manutenção da biblioteca e respectivos espaços;

As comunidades ficam obrigadas a contribuir com o terreno e a pagar até 10% da construção dos bibliotecas;

Os recursos humanos e voluntários que trabalham nas bibliotecas devem ser da comunidade. Devem-se contratar um número mínimo de colaboradores pagos, sendo que a maior parte dos recursos humanos deve ser composto por voluntariado.

Responsabilização

As comunidades devem seleccionar entre si um Comité Director para a biblioteca, mencionando as idades e géneros da sua composição. Esse comité deve mandar regularmente um relatório de dados sobre o número de usuários, finanças, actividades desenvolvidas, dificuldades, oportunidades e as áreas que pensa expandir, entros outros assuntos adequados.

Sustentabilidade

As comunidades devem ter pelo menos um projecto que viabilizefinanceiramente a biblioteca após a sua criação. Devem ser desenvolvidasiniciativas de responsabilidade ambiental na biblioteca e com a comunidade. As bibliotecas devem ser espaços apolíticos e ecuménicos. A estrutura directiva deve procurar trabalhar em sinergia com as ONG e outras entidades públicas e privadas, e procurar potenciais doadores dentro da comunidade.